Em certa aldeia indigente, Isto em tempos que já passados Viviam mui santamente Dois velhinhos bem casados.
A mulher ao companheiro Dizia juntos aos dois: “ Se tu morreres primeiro, Morrerei logo depois”
E o marido respondia: “ Ai mulher, escuta bem, Quando tu morras um dia, Morrerei logo também.”
E, num coro afectuoso, Ambos diziam ali: “ Eu só peço a deus bondoso Que me leve antes de ti”.
Nisto uma pancada forte Na porta se fez ouvir, “Quem é?” – perguntaram – “ a morte… Quero entrar venham abrir.” Diacho … diz o marido: “ Como há-de isto agora ser? Tenho aqui um pé dorido”. Vai lá tu abrir mulher.
Mas ela logo se queixa: “Valha-me Nosso Senhor! Este flato não me deixa… Vai lá tu fazes favor.”
Então a morte, enfadada, Investiu pelo postigo, E, entrando assim na pousada, Levou os velhos consigo.
Por Sr. Joaquim Martins
|